Colunistas

Seleciona- se – Há vagas – Contrata-se – Precisa-se de Balconistas

A cada inicio de temporada os cartazes mais afixados em comércios do litoral norte são os seguintes: Seleciona- se – Há vagas – Contrata-se – Precisa-se de Funcionários – Contrata-se Balconistas com ou sem experiência. Situação bastante normal se observarmos que aumenta em muito a demanda de empreendedores, bem como público comprador. O que não é normal no meu ponto de vista, é que estes avisos ficarem afixados em grande maioria dos empreendimentos a temporada inteira (dezembro à fevereiro). Curiosa  com esta questão, resolvi conversar com os empresários que mantiveram os avisos. O que descobri resumo nesta crônica.

Falta de capacitação:

A maior parte das vagas não preenchidas foi por falta de capacitação. É conhecido que parte dos jovens encontra dificuldade de conseguir um trabalho devido à falta de capacitação profissional. A carência de conhecimento específico, também, prejudica-os no momento de concorrer a melhores vagas. A falta de qualificação não é de agora, ela foi semeada no decorrer de uma longa história, porém só percebida nas últimas décadas.O empresários pesquisados falam muito sobre a busca incessante  por bons profissionais e suas dificuldades em encontrá-los.não somente para uma temporada.

Percebida esta situação, pode-se pensar que daqui por diante o profissional será selecionado pela aptidão potencial e a capacidade de se adaptar aos diversos desafios, ou seja, ser multi-especialista.  Com todas as inovações da atualidade, é praticamente inadmissível que um simples vendedor não saiba trabalhar com informática. E este foi um dos requisitos não totalmente preenchido, segundo argumentação dos empresários.

O mercado de trabalho está se tornando cada vez mais voraz. E as empresas cada vez mais exigentes, buscando profissionais capacitados com perfil de adaptação a qualquer situação.

Por outro lado, temos ciência que na nossa região ainda muitos candidatos à vagas tem suas limitações financeiras e de  acesso à ensino de qualidade. Esta situação tende a melhorar com a vinda de maior número de instituições de ensino para o litoral. No entanto pergunto; será que  atingirá a grande maioria do nosso morador? Ou quem terá acesso serão os jovens da região metropolitana que virão morar aqui?

Atualmente no momento de contratar os empresários ainda utilizam  a fórmula  da contratação por indicação, ou até mesmo pelo grau de parentesco. Segundo os contratantes estas são pessoas mais comprometidas não só com as empresas, mas também com quem as indicou. Porém, isto não é mais uma garantia de contratação de um profissional mais competente ou eficiente.

As empresas pressionadas pelo mercado devem ser ágeis e inovadoras para suportarem as novas ameaças e oportunidades. Os produtos/serviços devem ser adaptados às demandas e necessidades reais do cliente. O nosso cliente, está cada vez mais consciente do seu poder e logicamente mais exigente.

Selecionar os melhores profissionais é uma forma inteligente de ficar mais próximo e focado no cliente, que é quem dá a sustentabilidade ao nosso negócio mantendo o emprego dos colaboradores e acima de tudo a competitividade da empresa.

Hoje o  recurso mais importante  dentro de qualquer porte  de empresa, deixou de ser o capital financeiro e passou a ser o conhecimento. Assim sendo, as pessoas, com seus conhecimentos, habilidades e atitudes, passaram a ser a principal base da nova organização. E, dentro deste pensamento a capacitação passou  ligada diretamente  entre o trabalho e a realização pessoal.

Domenico de Masi no livro “O Ócio criativo afirma que; ”A sociedade caminha em direção à predominância do setor de serviços..E para que se tenha  sucesso é necessário tempo para o lazer, os estudos e maior capacitação”.

Comentários

Comentários