Sergio Agra retorna com suas crônicas no Litoralmania: conto seriado inédito
Sergio Agra retornará com suas crônicas ao Litoralmania nesta segunda-feira (11).
Advogado diletante. Nasceu em Porto Alegre e reside, desde 2005, em Capão da Canoa, entre o mar de cultura onde, juntamente com um reduzido grupo de abnegados, batalhou pela cultura do município litorâneo.
Já foi quase tudo: graduando em comunicação social e psicologia, bancário, securitário, economiário, perdulário, funcionário público, professor de português e literatura, ator de teatro, católico, umbandista, turista internacional e freudiano.
Colaborou para o Suplemento Mulher, do Jornal Folha da Tarde – Cia. Jornalística Caldas Jr., além de outros meios de comunicação do Rio Grande do Sul.
No Litoralmania, escreveu de 2007 até o último dia de 2021, ininterruptamente.
Em 2023, como um bom filho sempre retorna a casa… Ele trouxe: Meia noite na Galeria Maya – Viver perdeu a sua essência* – Manuel Bandeira não viu tudo – Réquiem para Porto Alegre que já foi demais – Quando até a cor verde-oliva do esmalte provoca baixaria Se a carapuça serviu, não me insultes – Je te recontrerai à la Buenos Sires, Angélica Elisa*.
Mas, para voltar de fato, ele precisava de um retorno em alto estilo. A partir desta segunda-feira vem aí um conto seriado.
AS CRÔNICAS DE ALEPH, de autoria de Sergio Agra, narra a trajetória de um Professor de Literatura Brasileira Contemporânea, através de suas reminiscências desde a infância até a idade madura.
Nela o Narrador Eu-Protagonista expõe suas vivências, seus conflitos e a razão de ser, tal Dom Casmurro, de Machado de Assis, o homem triste e solitário que decidiu fazer morada junto ao mar.
O escritor-autor, no caso, Sergio Agra, interfere na narrativa tão somente no primeiro episódio, como se fora o mestre-de-cerimônia de uma apresentação.
O restante será por conta de Aleph, o protagonista.
AS CRÔNICAS DE ALEPH pode-se entender como o “exercício do espelho”, em que a personagem fala consigo mesmo e faz – ou não! – suas conclusões.
Estas também poderão ser compartilhadas pelo leitor que há de ter o gosto de acompanhar, todas as segundas, quartas e sextas-feiras os episódios inéditos da série.
Aproveitem!