Geral

Situação da pesca no RS é discutida com MPA e Governo gaúcho

Um termo de cooperação entre Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e o Governo gaúcho vai ser construído para atender as demandas do setor pesqueiro no Estado.

A proposta foi aprovada em reunião realizada nesta quinta-feira à tarde (12), na sede da Secretaria Estadual de Agricultura, que contou com a participação de diversos órgãos governamentais e entidades representativas dos pescadores.

Na reunião compareceram a superintendente do MPA no RS, Adriane Lobo, o secretário substituto da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ronaldo Oliveira, representantes da Federação dos Pescadores, do Movimento dos Pescadores do Estado, e das Secretarias estaduais de Habitação e de Segurança, além da Fundação Zoobotânica.

Embora as discussões sobre as necessidades do setor, em especial dos pescadores, tenham avançado bastante, ainda existem questões polêmicas, como a necessidade de um estudo sobre o dourado e o surubim, que são considerados peixes em risco de extinção, a demarcação de pontos de pesca e a falta de programas habitacionais que atendam especificamente os pescadores.

O coordenador do Departamento de Pesca e Aquicultura da SDR, Ederson Silva, informou que a Secretaria está elaborando um plano de desenvolvimento sustentável para a pesca e aquicultura familiar no Estado que passa por discussões com o setor. Disse, ainda, que o plano de cooperação entre MPA e Governo estadual, firmado durante a reunião, deve envolver outras secretarias estaduais.

 “A SDR deve coordenar as ações e cada secretaria irá sugerir formas de contribuição.”

Comentários

Comentários