Vida & Saúde

Situação do sarampo no Rio Grande do Sul segue inalterada

O Governo do Estado informa que, até o momento, a situação relacionada ao sarampo no Rio Grande do Sul permanece inalterada. Até o momento, apenas dois casos da doença, provavelmente importados da Argentina, foram confirmados em duas crianças, não vacinadas, que viajaram para Buenos Aires. Recentemente, o país vizinho confirmou a ocorrência de quatro casos da enfermidade.

Outros vinte e sete casos suspeitos de sarampo, em vários municípios do Estado, foram notificados tanto por meio de profissionais de saúde como em buscas ativas nos serviços de saúde. Vinte e quatro destes já estão descartados e outros três estão aguardando exames laboratoriais. A Secretaria da Saúde classifica a situação como “de tranqüilidade em relação à doença, não se configurando a circulação do vírus no Estado.”

A vacina é a única forma de prevenção conta a doença. Ao procurar o posto de saúde, o cartão de vacinação deve estar sempre a mão. As pessoas com febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas no corpo devem buscar o serviço de saúde mais próximo para avaliação. Em caso de dúvida, a população deve entrar em contato com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde pelo Disque-Vigilância, fone 150.

Comentários

Comentários