Temporal causa estragos no Rio Grande do Sul: mais tempestades previstas

Um forte temporal atingiu o município de Sobradinho, no Centro-Serra do Rio Grande do Sul, provocando falta de luz e danos em prédios e residências em vários bairros da localidade, nessa sexta-feira (09).

VIU

A tempestade severa veio com chuva torrencial e rajadas de vento muito fortes a intensas.

O forte temporal provocou falta de energia em vários pontos da cidade e moradores tinham dificuldades em se comunicar com a concessionária.

Um grande número de árvores e galhos e árvores caiu com a força do vendaval em vários pontos da área urbana de Sobradinho.

Dr. Sander Fridman - 16/11

Algumas ruas chegaram a ficar bloqueadas por árvores de grande porte que tombaram com a ventania da tempestade.

Os bombeiros da cidade atenderam ainda ocorrências por destelhamentos. Imagens publicadas em redes sociais mostram que o ginásio, residências e prédios tiveram as telhas e cobertura arrancadas durante o temporal da tarde de hoje.

Além do vento que provocou estragos em diversos bairros, o temporal da tarde desta sexta em Sobradinho trouxe chuva torrencial para a localidade do Centro-Serra. Estação meteorológica na área urbana de Sobradinho registrou chuva de 55 mm em cerca de meia hora.

Cosmos Uniformes
Livros Cristãos

Com a precipitação intensa, que atingiu quase a metade da média histórica do mês todo em apenas meia hora, diferentes pontos de Sobradinho apresentaram alagamentos. Vias do Centro da cidade registraram grande acúmulo de água.

O temporal em Sobradinho foi típico de verão.

Embora forte, uma ocorrência isolada e passageira. Uma nuvem carregada Cumulunimbus (Cb) se formou com a alta temperatura e despejou sua energia na forma de vendaval e chuva intensa na localidade do Centro gaúcho.

Xis do Jô

Outro município atingido por temporal forte isolado, também no Centro do estado, foi Itaara.

A tempestade causou estragos em uma comunidade que acolhe dependentes químicos.

Houve o destelhamento de diversos cômodos da instituição, onde estão acolhidas 27 pessoas em tratamento. Não houve feridos.

Registre sua marca

Imagem do satélite meteorológico GOES-16 do momento da tempestade mostrava uma nuvem muito carregadas com forte área de instabilidade localizada exatamente sobre o Centro-Serra.

Outra área de instabilidade podia ser vista na região de Livramento, onde também houve chuva localizada.

O temporal em Sobradinho ocorreu em uma tarde de muito calor no Rio Grande do Sul.

As máximas nas estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia nesta sexta-feira foram de 37,9ºC em São Luiz Gonzaga; 37,4ºC em Campo Bom; 36,9ºC em Quaraí; 36,8ºC em São Borja e Teutônia; e 36,6ºC em Dom Pedrito. No Vale do Taquari, a Univates anotou 38,4ºC em Lajeado.

A MetSul Meteorologia antecipava que o calor excessivo poderia provocar temporais de caráter isolado no Rio Grande do Sul.

O risco segue durante todo o feriadão do Carnaval no estado com maior probabilidade neste fim de semana em pontos do Oeste, Centro e o Sul gaúcho.

Na segunda, risco aumenta em mais regiões e na terça a instabilidade pode afetar grande parte do estado no decorrer do dia.

Sempre é importante pontuar que estes temporais gerados pelo calor tendem a ser localizados e que o risco de tempestade muito forte ou severa aumenta em dias de calor muito intenso, como se espera para este Carnaval.

Horas antes é possível prever que há o risco de temporal, mas não dizer exatamente onde vão ocorrer por serem formações isolados, que não raro pegam apenas alguns bairros ou parte de uma cidade.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários