Vereador de Imbé se desliga do Partido

Confira na integra o pronunciamento do vereador José Barbosa na última Sessão Plenária da Câmara, de Imbé, onde comunicou seu desligamento do PMDB.

“Senhor Presidente, senhores Vereadores, comunidade que nos prestigia nesta noite.

Hoje Sr. Presidente, é um dia muito importante em minha vida e também para aqueles que me acompanham. Quero neste momento comunicar que estarei me desligando do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, bem como explico aos senhores vereadores e à comunidade imbeense a minha decisão.

Ao longo da minha vida pública, tive o privilégio de ter sido escolhido pela comunidade de Imbé, como seu representante por duas vezes, sempre com uma expressiva votação, conferindo a mim a procuração para lutar e defender os interesses deste povo que clama por crescimento e desenvolvimento.

No PMDB de Imbé, fui um dos fundadores do Partido, sendo presidente durante 8 anos e mais 4 anos como secretário geral. Também fui por 3 anos Coordenador Regional do Partido no Litoral.

Ocupei com muito zelo a Presidência do Poder Legislativo de Imbé por duas vezes, nos anos de 2005 e 2006, sempre amparado na austeridade e honradez do mandato a mim conferido pelo povo de Imbé.

No entanto Sr. Presidente, na última eleição a comunidade de imbé elegeu um programa de governo. Porém, quero ressaltar que tal programa sequer está sendo observado pelos dirigentes do partido e muito menos pelo Sr. prefeito municipal, fazendo este parlamentar cobrar ações coesas e eficazes de nossos companheiros partidários, sem sequer obter êxito ou respostas.

Trataram mal os companheiros, agem com desprezo e desrespeito àqueles que levantaram a bandeira do PMDB e fizeram com que chegássemos à vitória no último pleito. 

O partido não realiza encontros entre os seus filiados e diretório a mais de um ano e meio – encontros estes que foram solicitados por este parlamentar.

Anulam assim, qualquer tipo de disciplina e democracia interna, ferramentas estas previstas no estatuto do PMDB.

Solicitei há mais de 100 dias, cópias de documentos importantes para o fortalecimento partidário municipal, mas até este momento não obtive nenhuma resposta.

Não vou falar aqui, que o partido do PMDB de Imbé passou a ser o partido de um homem só. Que o Presidente do PMDB é Chefe de Gabinete do Prefeito Municipal, que o Vice-presidente do partido é o secretário de Obras, nem que a Secretaria Geral do Partido é a Secretária de Educação. Aliás, não vou falar, pois a comunidade de Imbé sabe muito bem que o PMDB é comandado por um homem só e o peso de sua caneta, uma verdadeira ditadura partidária.

Hoje está em todos os meios de comunicação a cobrança de ética pelos parlamentares, mas pergunto aos senhores: e como fica o parlamentar quando o seu partido não tem ética com ele e não cumpre seu estatuto?

Fui ignorado e esquecido pelos membros da Executiva Municipal e Estadual, que infringiram gravemente o exercício dos direitos da minoria, ferindo isto, passaram por cima de todas as normas estatutárias.

Diante dos fatos descritos acima, não encontro outra alternativa a não ser desfiliar-me desta agremiação partidária, desejando aos que ficam, uma auto-avaliação de suas ações enquanto dirigentes, pois as pessoas passam e o partido fica .

Sr. presidente, vereadores:

Ao longo dos últimos dias, muitas especulações são feitas sobre o caminho que eu deva seguir. Quero dizer que a partir deste momento o vereador Barbosa – Fiscal do Povo, torna-se independente. Quero refletir junto a minha base política, aos procuradores de meu mandato – o povo de Imbé -, debatendo junto com companheiros que me acompanham nesta saída, definindo o rumo que iremos tomar.

A decisão que tomaremos poderá ser decisiva para que nas próximas eleições, o povo de Imbé volte a sonhar com uma cidade mais humana e desenvolvida.

Carlos Drummond de Andrade, em seu texto “Recomeçar” diz que:

“Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo… É renovar as esperanças na vida e o mais importante… Acreditar em você de novo”.

A valorização de um homem reflete-se na sua essência de perdoar e pedir perdão. E quem nos ensinou isto, foi o maior de todos os homens, que mesmo sofrendo todas as injustiças da humanidade, sempre acreditou na esperança de construir uma sociedade justa, emanada de amor e respeito. Esperança esta que norteia minhas ações em cada momento de minha vida pública, pois tenho muita fé em poder realizar alguns projetos que lamentavelmente o Executivo Municipal não colocou em prática. Um exemplo é a Guarda Municipal, que há três anos venho solicitando e até agora nada.

Ao finalizar, quero de forma especial, agradecer a todos os partidos políticos que me fizeram convites para ingressar em suas fileiras. Dizer que fico muito lisonjeado com a valorização que me passaram, mostrando que “triste não é mudar de idéias e sim não ter idéias para serem mudadas”.

Honra-me muito saber que existem agremiações partidárias dispostas a ouvir e serem ouvidas, pois é exatamente esta a forma de fazer um partido crescer, o que lamentavelmente não ocorreu no PMDB, onde aos companheiros não foi dado o direito de ouvir e ser ouvido.

Um partido político é feito de idéias e de ideais a serem seguidos, através de reuniões e debates internos.

Aproveito também para agradecer de forma especial a todos os companheiros que estão me acompanhando nesta nova missão. Dizer a eles que o maior tesouro de um homem esta na família que ele constrói e nos amigos que ele faz..

Encerro aqui Sr. Presidente, o meu pronunciamento desta noite, na certeza de que além dos companheiros que já tomaram a decisão de me acompanhar, outros descontentes com a atual situação do Partido e da Administração deverão estar juntos nesta nova missão, dando continuidade ao nosso trabalho, tendo como meta principal o crescimento e o desenvolvimento de nossa cidade.

Melhorar a qualidade de vida do nosso povo é o nosso compromisso.

Tenham todos uma boa noite e que deus nos dê forças e nos ilumine, para que possamos construir um Imbé melhor.”

Comentários

Comentários