Geral

Vereadores se reúnem com coordenadora de curso da UFRGS em Tramandaí

Por solicitação da presidente da Comissão Interna de Educação e Ação Social da Câmara de Vereadores , vereadora Teresinha Silveira (PPS), esteve no Legislativo na manhã desta sexta-feira (15), a professora Claudia Glavam.

Claudia é coordenadora do curso de Licenciatura em Educação no Campus da UFRS no Litoral Norte.

O objetivo da visita foi divulgar um dos cursos da universidade, que tem início no segundo semestre deste ano. As inscrições para o vestibular já estão abertas, oferecendo, no total, 240 vagas em quatro turmas – duas para cada um dos cursos.

“É importante que essas vagas sejam preenchidas por alunos de Tramandaí e da região, uma oportunidade que precisa ser aproveitada principalmente por nossos jovens, por isso todos devem conhecer o que está sendo oferecido “, disse Teresinha.

Além dos vereadores, participaram do encontro assessores parlamentares e funcionários da Casa.
 
Saiba mais sobre os cursos:

Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Das 90 vagas do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 62 são destinadas ao acesso universal e 28 reservadas às ações afirmativas, para egressos do sistema público de Ensino Médio e a partir de modalidades sociais e/ou étnico-raciais.

As provas serão realizadas no dia 31 de agosto, nas cidades de Imbé e Tramandaí, durante os turnos matutino (redação, língua portuguesa, literatura e língua estrangeira) e vespertino (biologia, química, física, história, geografia e matemática). O Manual do Candidato, com as informações sobre as provas e o processo de seleção, estará disponível a partir de 1º de agosto, no site da Comissão Permanente de Seleção (Coperse). Na página, também será possível consultar informações sobre a documentação necessária para a comprovação no caso de ingresso pelas ações afirmativas.

A criação do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia atende aos referenciais apontados pelo Conselho Nacional de Educação de flexibilidade curricular e de diálogo entre as disciplinas. A proposta é oferecer um primeiro ciclo de formação superior generalista, com duração de três anos (6 semestres), que leva o estudante ao diploma de curso superior em nível de graduação plena. O graduado em BICT poderá também realizar cursos profissionalizantes oferecidos no Campus Litoral Norte, nas áreas de Engenharia e Geografia.
 
Consulte o edital do Processo Seletivo

Atuação – O estudante egresso do BICT estará apto a assumir postos de trabalho que requeiram uma formação superior sem exigência de uma qualificação profissional específica, como aqueles oferecidos através de concursos públicos municipais, estaduais e federais. Também poderá atuar na iniciativa privada, em postos que exijam qualificação pessoal, visão econômica de desenvolvimento regional, espírito empreendedor e trabalho de equipe no ambiente profissional.
 
Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza

Das 120 vagas do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza no Campus Litoral Norte, 84 são destinadas ao acesso universal e 36 reservadas às ações afirmativas, para egressos do sistema público de Ensino Médio e a partir de modalidades sociais e/ou étnico-raciais.

As provas serão aplicadas no dia 7 de setembro, às 14h30, compreendendo Redação e Língua Portuguesa (25 questões), nas cidades de Imbé e Tramandaí. A documentação necessária para concorrer às vagas reservadas às ações afirmativas está disponível na página da Coperse. O edital de seleção para este curso oferece estas 120 vagas para o Campus Litoral Norte e, também, outras 120 vagas para a região de Porto Alegre.

O curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza terá 4 anos de duração, com regime de Programa Especial de Graduação e ingresso único neste semestre. A licenciatura é dirigida a profissionais que já atuem no sistema público de ensino, em Escolas Públicas, em Escolas Família Agrícola ou em Escolas mantidas por instituições comunitárias, prioritariamente situadas no ambiente rural ou que atendam a estudantes do meio rural dos  municípios do Estado do Rio Grande do Sul que constam em cada Projeto Político Pedagógico. A proposta de formação docente está alicerçada na interdisciplinaridade e na Pedagogia da Alternância, que inclui tempo de estudos em sala de aula e de atividades junto à realidade escolar própria de cada um.

Comentários

Comentários