Alerta: RS terá mais 2 eventos de chuva muito volumosa nos próximos dias

Vale do Taquari foi uma das regiões mais atingidas pelos temporais em 2023 - Foto: Maurício Tonetto/Secom

O Rio Grande do Sul teve dois eventos extremos durante o inverno com o ciclone extratropical na costa do Litoral Norte na metade de junho, que deixou 16 mortos, e um segundo ciclone no começo da segunda quinzena de julho, com saldo de oito mortes, sendo cinco aqui no estado.

Os episódios trouxeram chuva excessiva, enchentes e vento que passou de 150 km/h, no caso do sistema de julho.

O episódio de chuva deste começo de setembro, reiteradamente alertado pela MetSul Meteorologia é o terceiro grande evento extremo deste inverno.

Episódios de chuva extrema em setembro são normais, não á toa o folclore da Enchente de São Miguel, e se dão com ou sem El Niño.

Este episódio de chuva muito intensa, entretanto, não será o único deste mês.

Haverá novos eventos de chuva muito volumosa no estado neste mês que recém se inicia.

Um segundo já deve ser esperado na segunda metade desta semana com a formação de uma frente quente no Sul gaúcho que depois avançará como frente fria, gerando mais chuva volumosa.

Dados já indicam um terceiro evento de chuva volumosa no Rio Grande do Sul na semana que vem, entre os dias 12 e 13.

Setembro, pelo que já choveu e ainda se prevê, pode ser assombrosamente chuvoso no Rio Grande do Sul, na avaliação da MetSul Meteorologia, podendo figurar como um dos mais chuvosos da história gaúcha.

Os próximos meses seguirão com chuva acima a muito acima da média com novos extremos de chuva.

Os efeitos do El Niño de 2023/2024 recém estão começando aqui no Sul do Brasil e em momento em que o planeta passa por um acelerado aquecimento, em patamares jamais vistos, o que pode agravar ainda mais as consequências.

Rio Grande do Sul registra 21 mortes após temporais

O Rio Grande do Sul já registra 21 óbitos em decorrência dos temporais que atingiram o Estado nos últimos dias. A bordo do helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar, o governador Eduardo Leite sobrevoou na tarde desta terça-feira (5/9) os municípios atingidos no Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas.

Os números são atualizados em tempo real e mudam a todo instante. Do total de mortes confirmadas, 15 ocorreram em Muçum, duas em Ibiraiaras, uma em Mato Castelhano, uma em Passo Fundo, uma em Estrela e uma em Lajeado.

Até as 17h desta terça-feira (5/9), a Defesa Civil estadual contabilizou 67 municípios afetados. Os dados podem ser conferidos no dashboard alimentado pelo órgão estadual.

À tarde, a aeronave que levava Leite e equipes de resgate pousou em Lajeado, onde o governador conversou com lideranças locais e equipes que trabalham nas ações de salvamento. Em contato com a Brigada Militar, o governador recebeu a notícia de que o número de mortes havia subido.

“Infelizmente, temos a confirmação de mais 15 mortes no município de Muçum. Recebemos com muita tristeza essa notícia. Tínhamos a confirmação de seis mortes até aqui, mas 15 corpos foram localizados no município de Muçum, o que eleva o número de mortes para 21. Isso nos causa imensa dor”, disse, consternado, o governador.

Leite falou também sobre o empenho do Estado nas ações de salvamento e resgate. “Quero assegurar à população que estamos trabalhando com toda a dedicação. Centenas de pessoas foram resgatadas. Estamos muito dedicados para poder resgatar as pessoas que ainda estão em localidades afastadas. Agora é hora de cuidar das pessoas”, destacou.

O governador informou que falou com os ministros da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, além do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros. As Forças Armadas e a Polícia Rodoviária Federal se somaram ao governo do Estado, disponibilizando aeronaves e embarcações para as operações de resgate.

Até o momento, a Defesa Civil estima em 52.137 o número de pessoas afetadas em todo o Estado. Há 3.084 desalojados e 1.650 desabrigados.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários